Padrão em forma de F para leitura de conteúdo da web.

Ao ler um post do Bruno Amaral resolvi clicar no link que havia para visualizar a pesquisa a que se referia. Gostei muito do que foi relatado e decidi traduzir o artigo para que todos pudessem ler. Concordo com Bruno quando ele pergunta até que ponto essas pesquisas são levadas em consideração. Será que as empresas, mais especificamente o departamento de comunicação ou agência responsável por desenvolver o site, se interam sobre esses estudos? Pelo que acompanho lendo sites de empresas, não é bem isso. Muitas empresas investem na criação de seus sites mas não o utilizam de forma estratégica para manter ou prospectar clientes, ou, ser um canal de relacionamento, dentre outras funções que pode desempenhar. Mesmo sendo um veículo com característica massiva, pode ser trabalhado de forma dirigida. No nosso trabalho de conclusão de curso, nós propomos a construção de um site conforme relatado no post anterior escrito pelo Ramon. O site ainda não está totalmente moldado, irá sofrer algumas alterações, e as recomendações da pesquisa serão levadas em conta. Para justificar o uso do site, utilizamos o autor Pinho (2003, p. 92), que segundo ele, essas são as funções desempenhadas pelo veículo:

1. Oferecer informações detalhadas e atualizadas da empresa;
2. Criar o conhecimento dos produtos e serviços da empresa;
3. Gerar mailing lists dos prospects da empresa;
4. Aumentar os lucros da empresa pelas vendas dos produtos e serviços na rede;
5. Criar um novo canal de venda para os produtos e serviços da empresa;
6. Distribuir os produtos e serviços da empresa de modo mais rápido e mais flexível;
7. Aumentar o interesse do público para seus produtos e serviços e despertar a atenção dos formadores de opinião: imprensa, outras empresas, instituições e mesmo pessoas;
8. Posicionar a empresa de forma estratégica como organização de alta tecnologia e firmar uma imagem empresarial intimamente associada a tudo o que a Web representa;
9. Oferecer serviços ao consumidor;
10. Reduzir custos de vendas, distribuição e promoção;
11. Desenvolver conexões com empresas e pessoas que possam influenciar o sucesso de seus negócios;Encontrar novos parceiros em todo o mundo.


Abaixo a tradução da pesquisa. Boa leitura.


Sumário: visualizações de trajetória dos olhos mostram que usuários freqüentemente lêem páginas da web em um padrão em formato de F: duas linhas horizontais seguidas por uma linha vertical.

F para rápido (nota do tradutor: rápido em inglês é fast). É como usuários lêem seus preciosos conteúdos. Em poucos segundos, os olhos deles movem em impressionante velocidade através das palavras do website em um padrão que é muito diferente daquele que você aprendeu na escola.
Em nosso novo estudo da trajetória dos olhos, nós gravamos como 232 usuários olhavam para milhares de páginas da Internet. Nós descobrimos que o principal comportamento de leitura dos usuários era razoavelmente consistente através de muitos sites e tarefas diferentes. Este padrão de leitura dominante parece como algo igual a um F e tem os três seguintes componentes:
Usuários lêem primeiramente em um movimento horizontal, usualmente através da parte mais acima do conteúdo. Este elemento inicial forma barra de cima do F.
Em seguida, usuários movem a página um pouco para baixo e lêem através de um segundo movimento horizontal que tipicamente cobrem uma área menor do que o movimento anterior. Este novo elemento forma a barra de baixo do F.
Finalmente, usuários lêem o conteúdo do lado esquerdo em um movimento vertical. Algumas vezes esta leitura é razoavelmente devagar e sistemática que parece como uma linha sobre um mapa de calor que demonstra a trajetória dos olhos. Outras vezes os usuários se movem mais depressa, criando uma mancha no mapa de calor. Este último elemento forma a haste do F.
Obviamente, os padrões de leitura dos usuários não são sempre compreendidos exatamente de três partes. Algumas vezes os usuários lerão através de uma terceira parte do conteúdo, fazendo o padrão parecer mais como um E do que um F. Outras vezes os usuários lerão somente em uma direção horizontal, fazendo o padrão parecer como um L invertido (com uma barra transversal no topo). Geralmente, entretanto, padrões de leitura assemelha-se à um F, embora a distância entre a barra de cima e a de baixo varia.


Legenda
Mapas de calor proveniente dos estudos de eyetracking de três websites. As áreas onde usuários visualizam mais são coloridas em vermelho; as áreas em amarelo indicam que foram um pouco menos vistas, seguidas pelas áreas em azul que foram menos vistas. Áreas em cinza não tiveram nenhum tipo de fixação.

O mapa acima mostra como usuários lêem três diferentes tipos de páginas na web:
Um artigo em uma seção de “quem somos nós” de um site corporativo (o mapa mais a esquerda);
Uma página de produto de um e-commerce site (ao centro), e;
O resultado de um site de procura (o mapa mais à direita).

Se você olhar e focar na área vermelha (área mais vista), todos os três mapas de calor mostram o esperado padrão em forma de F. Claro, há algumas diferenças. O padrão F de leitura não é uma forma perfeita e uniforme, comportamento pixel perfeito.
Na página do site do e-commerce (exemplo do meio), a segunda barra do F é mais baixo do que o usual por causa da imagem do produto. Usuários também alocaram tempo significativo na caixa na parte de cima a direita da página onde o preço e o botão “adicione ao carrinho” foi encontrado.
Na página de busca (exemplo da direita), a segunda barra do F é maior do que a de cima, principalmente por causa do segundo título ser maior do que o primeiro. Neste caso, ambas as linhas provaram ser de igual interesse para os usuários, entretanto, usuários tipicamente lêem menos da segunda área que visualizam na página.

Implicações do padrão F

As implicações do padrão F para o desenho da rede são claros e mostram a importância de seguir as linhas guias para a escrita na rede ao invés de “somente colar o conteúdo:
Usuários não lerão seu texto palavra por palavra. Exaustiva leitura é rara, especialmente quando clientes potenciais estão iniciando suas pesquisas para compilar uma curta lista de vendedores. Sim, alguns lerão mais, mas a maioria não.
Os dois primeiros parágrafos devem conter as informações mais importantes. Há alguma esperança que usuários lerão este material, entretanto eles provavelmente lerão mais do primeiro parágrafo do que do segundo.
Subtítulos, parágrafos, e marcadores com palavras que trazem informações que usuários notarão quando escanearem de cima para baixo o lado esquerdo do conteúdo na haste final do comportamento em forma de F. Eles lerão muito menos a terceira palavra do que as duas primeiras.

Comportamentos de leitura detalhados

É facinante assistir o replay em movimento lento dos movimentos dos usuários quando eles lêem e passeiam pela página. Cada página tem fluxos de leitura além do padrão dominante em forma de F. Por exemplo, usuários escaneiam em um modo diferente e mais direcionado quando eles procuram por preços ou outros números, e um interessante comportamento “batata quente” determina como usuários olham para a lista de propagandas dos serviços de busca. Nós também temos alguns achados como pessoas olham para um site de imagens.
Muitos dos detalhes de nossas descobertas serão apresentadas em nosso seminário sobre “Writing for the Web at the User Experience 2007” em Las Vegas e Barcelona.
O maior determinante para a usabilidade dos conteúdos é como usuários lêem online – como as pessoas lêem diferentemente, você tem que escrever diferentemente.

Versão original em inglês.

Pinho, J. B – Relações Públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse. São Paulo: Summus, 2003.

Complementos:

Tradução e post: Juliano Melo.

This entry was posted on quinta-feira, 29 de novembro de 2007 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.